quarta-feira, 11 de dezembro de 2024

KC-390 DA FAP EM EXERCÍCIO DE FORÇAS ESPECIAIS DA MARINHA [M25687 - 92/2024]

KC-390 dos Rinocerontes no exercício sobre o mar com a Marinha    Foto: Marinha Portuguesa

A Marinha divulgou em nota de imprensa, a ontem 10 de dezembro, pela primeira vez em Portugal, de um exercício de projeção do Destacamento de Ações Especiais (DAE) para o mar, com recurso a salto de paraquedas com abertura manual.

Foto: Marinha Portuguesa

O exercício foi realizado com o apoio de uma aeronave KC390, da Esquadra 506 da Força Aérea Portuguesa (FAP), que lançou uma embarcação semirrígida e 10 militares da Marinha, pertencentes ao DAE. Após entrada na água os militares foram recolhidos pelo grupo de botes da Unidade de Meios de Desembarque (UMD) dos Fuzileiros, que se encontravam embarcados a bordo do NRP Sines.

Fotos: Marinha Portuguesa
O exercício revestiu-se de uma elevada complexidade, por ser a primeira vez que se realizou em Portugal saltos de paraquedas com abertura manual em alto mar, e por se tratar daquilo que a Marinha classifica como "uma importante capacidade estratégica nacional", que requereu apurada coordenação e interoperabilidade entre Marinha, o Exército e a Força Aérea Portuguesa. Além do referido KC-390 da FAP e meios da Marinha, o exercício envolveu ainda elementos do Batalhão Operacional Aeroterrestre do Exército.


terça-feira, 10 de dezembro de 2024

ESLOVÁQUIA ESCOLHE O C-390 [M2567 - 91/2024]

 

C-390 nas cores eslovacas     Ilustração: Embraer

O Ministério da Defesa da Eslováquia irá iniciar as negociações para a aquisição de três aeronaves C-390 em janeiro de 2025, depois de assinar hoje, 10 de dezembro de 2024, uma Carta de Intenções com o Ministério da Defesa do Brasil, que pretende incentivar uma cooperação industrial mais próxima entre os dois países, revelou a Embraer, fabricante do C-390, em nota de imprensa.

Durante a visita ao Brasil, o Ministro da Defesa da Eslováquia reconheceu que o Embraer C-390 Millennium é a opção que melhor atende aos requisitos da futura aeronave de transporte militar da Eslováquia. Também foi mencionada a importância dos países vizinhos que já adquiriram o C-390, possibilitando sinergias em termos de treinamento, logística e cooperação no desenvolvimento de capacidades futuras das suas frotas. 


Fotos: Embraer

“O C-390 é atualmente a melhor aeronave na sua categoria, devido ao seu baixo custo operacional, versatilidade e confiabilidade, sendo capaz de realizar as mais diversas missões a qualquer hora e em qualquer lugar. Estamos certos de que o C-390 é a aeronave mais adequada para atender às necessidades da Força Aérea Eslovaca”, disse Bosco da Costa Junior, Presidente & CEO da Embraer Defesa & Segurança.

O C-390 está em operação em Portugal e na Hungria, e já foi adquirido por Países Baixos, Áustria e República Checa, além da Suécia, que recentemente selecionou a mesma aeronave. Brasil e Coreia do Sul completam a lista de nações que optaram pelo C-390 para as suas forças.







segunda-feira, 9 de dezembro de 2024

P-3 DESTACADO EM ITÁLIA DE REGRESSO A CASA [M2566 - 90/2024]


Foto via EMGFA

O destacamento de um  P-3C CUP+ da Esquadra 601 da Força Aérea Portuguesa regressou a "casa", à Base Aérea nº11, em Beja, ontem 8 de dezembro de 2024, depois de aproximadamente dois meses de destacamento em Sigonella, Itália, durante o qual foi empenhado nas missões IRINI da União europeia e Sea Guardian da NATO.

Segundo nota de imprensa do Estado Maior General das Forças Armadas, estas missões, concluídas com sucesso, "tiveram como principal objetivo contribuir para a segurança e manutenção da liberdade de navegação no Mar Mediterrâneo, com o foco nas atividades de apoio ao combate de tráfico de estupefacientes, armas e pessoas, vigilância do tráfego marítimo e poluição marítima".​


Foto via EMGFA

No total das duas missões, em que participaram dois contingentes de 39 militares, realizaram-se mais de 160 horas de voo, percorreram-se mais de 70.000 km, e foi vigiada uma área 45 vezes superior à de Portugal continental, detetando mais de 30.000 contactos.


Foto via EMGFA

Na cerimónia de receção da Força Nacional Destacada, que decorreu durante o dia de hoje, 9 de dezembro, o Comandante Aéreo, Tenente-General Matos Branco destacou o contributo significativo das missões realizadas para a segurança marítima da UE e NATO, sublinhando ainda a importância do trabalho de equipa, destacando o apoio logístico, técnico e operacional como fundamentais para o sucesso da missão, que recebeu elogios de vários quadrantes internacionais.

Foto: FAP







ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
>