O Ministério da Defesa português assinou um contrato com a Embraer para aquisição de 12 aeronaves A-29N Super Tucano que equiparão a Força Aérea Portuguesa, tornando Portugal o cliente de lançamento da nova variante desta aeronave de treino avançado e ataque leve.
Trata-se de uma aeronave versátil e comprovada, igualmente adequada para missões de Treino Avançado de Pilotos, Ataque Leve, Apoio Aéreo Tático (CAS) e Informação, Vigilância e Reconhecimento (ISR).
A variante A-29N Super Tucano incorpora aviônicos avançados, sistemas de comunicações específicos da NATO e capacidades adicionais, adaptadas para atender aos requisitos operacionais de Portugal. Com esta compra, Portugal torna-se a primeira nação a operar o A-29N, uma aeronave projetada para apoiar uma ampla gama de modernas missões de defesa.
“Gostaríamos de agradecer ao Ministério da Defesa Nacional e à Força Aérea de Portugal pela confiança que depositam nas soluções da Embraer. Esse contrato nos dá a oportunidade de contribuir para a modernização da Força Aérea Portuguesa e de aprofundar ainda mais nossa forte parceria, abrindo caminho para uma cooperação industrial mais ampla com a indústria de defesa local”, disse Bosco da Costa Junior, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.
Atualização 16/12/2024 às 23h30
Segundo nota de imprensa da Força Aérea Portuguesa representada na cerimónia pelo Chefe do Estado-Maior da Força Aérea (CEMFA), General João Cartaxo Alves, a aeronave A-29N Super Tucano cumpre com os requisitos operacionais e logísticos definidos pela Força Aérea para satisfazer as missões de apoio aéreo próximo para operações conjuntas e ou combinadas, garantindo a proteção armada às Forças no terreno e permitindo a sua integração na Força de Reação Imediata ou Forças Nacionais Destacadas em cenários de baixa ameaça, em Teatros de Operação remotos no continente africano, integrados no Espaço Estratégico de Interesse Nacional Conjuntural, onde a ameaça é, maioritariamente, assimétrica.
Numa perspetiva de complementaridade, esta aeronave é ainda adequada para preencher a ausência de capacidade orgânica na Força Aérea no tocante à formação avançada de pilotagem, podendo constituir um ativo de relevante valor estratégico para uma futura contribuição nacional para as iniciativas da NATO.
A escolha por esta aeronave, fabricada pela Embraer, relevou ainda a oportunidade de desenvolvimento da aeronave A-29 Super Tucano para uma configuração NATO, com envolvimento da indústria nacional e requisitos técnicos, operacionais e de certificação a definir pela Força Aérea, reforçando a posição de Portugal no setor aeronáutico internacional e representando uma alavanca da estratégia de desenvolvimento da Base Tecnológica e Industrial de Defesa.
Para além das 12 aeronaves, o contrato inclui ainda simulador de voo e bens e serviços de sustentação logística.
Atualização 15h30 de 17/12/2024
Segundo declarações do CEMFA citadas pelo jornal O Público, a Força Aérea começará a receber os primeiros A-29N no último trimestre de 2025 para serem realizadas as necessárias adaptações, para no começo de 2026 estarem completamente operacionais.
4 Comentários:
Je suis content que mon pays de naissance a enfin compris qu’il faut être armé vu que les guerres autour de nous sont de plus en plus fréquentes et on a pas besoin de payer en une fois je pense que le Portugal peut faire des crédits sans se mettre trop de dettes à notre niveau et je pense que l’on est un niveau supérieur pour un petit pays que j adore et j adore tout les soldats et les mécaniciens tout les militaires du Portugal femmes et hommes et je m en rends compte depuis pas longtemps je n’aime pas les guerres et je vous apprécié pas et maintenant je peux pas me passer de vous quand je vois sur mon téléphone les militaires les avions . ✈️ Et que je sais pas mais vous devriez envisager d acheter des rafales 2 et d’autres avions pour moi il faut des avions différents et des armes les unes différentes des autres pour une diversité que certains pays ne pensent pas. Je vous souhaite de joyeuses fêtes à tous et prenez soin de vous tous et toutes ainsi que vos proches je vous adore plus que tout vous êtes mon pays où je n avais que 2 ans en France et vous savez pourquoi et pourtant toute ma famille et même mon grand père était douaniers et certains policiers
Rafale pour le Portugal? Pourquoi pas? Ça c´est Super!!!
On peut échanger 20 rafales par Super-Tucano, et avec les KC390 vous pouvez déjà jeter les C-130 restants au l´Armée de l´Air à la poubelle. Mais, les Gripens E d´abord. 50, s´il vous plaît. Et des bateaux, des chars, des sampT.
Comment disait László Bölöni : "Je suis très content..."
Temos os melhores aviões de guerra do mundo on f 16,f25f35.e o senhor fala me em rafales.e os c,130 São os melhores aviões para transportar tropas e material.Portugal mandou para a Ucrânia 3f16 e 2 helicópteros
Ainda temos assim tantos efes em Portugal? A "Mais Alto" vai ficar com ciúmes por não conseguir ter tantas páginas quantos efes por terras lusitanas! A força aérea que não se esqueça de fazer o inventário. Digo, contar a unidade a unidade do que tem em armazém antes da venda e não inventário, porque o inventário, (se) inventou. As chinesices, por mais missangas que possam ser, também entram no inventário por serem património da foça aérea. As contas off shore de certos oficiais, sargentos e possivelmente até já de alguns praças, não entram por razões obvias.
As bolas de golf da Marinha também não entram, embora sejam património da Marinha e os "lince" terem a sua "casa" sediada numa base da força aérea. As bolas foram adquiridas, porque há quem não as tenha no devido lugar, o que não é o caso de um homem (de aparência) grande (altura corporal), porque anda com muitos guarda-costas, tipo Whitney Houston. O respeito é muito lindo. E, tal como a Whitney Houston, vai passar à história, logo pode-se considerar já uma carta fora do baralho. Grandes cavalgarias virão por aí. Parabéns para o/a ... tenho medo de errar no pronome. fica assim que dá para os dois lados.
Enviar um comentário