F-16 norueguês à descolagem em Skrydstrup na Dinamarca Foto: Jan Kjær / The Danish Armed Forces |
Desde o outono de 2023, a Noruega tem contribuído com aeronaves e instrutores para o treino de pilotos ucranianos de F-16 e mecânicos, na Dinamarca. A missão na Dinamarca foi concluída recentemente , mas o governo norueguês reservou fundos para continuar a missão também no próximo ano.
Em diálogo com a coligação de defesa aérea da NATO, a Noruega decidiu continuar a missão em cooperação com Portugal, e o treino terá lugar em Portugal.
Segundo nota de imprensa das Forças Armadas Norueguesa publicada no dia de hoje 13 de dezembro de 2024, "os preparativos para a nova missão já estão em andamento e os treinos terão início no novo ano e durarão até o final de março", reforçando ainda que a Noruega continuará juntamente com os Aliados, a "doar material, treinar, equipar e apoiar a Ucrânia, para que vençam a guerra".
F-16 norueguês em Monte Real (imagem de arquivo) |
Não é para já claro em que moldes irão decorrer os treinos, nem em que aeronaves, uma vez que os F-16 em uso na base de Skrydstrup na Dinamarca para treino de tripulações ucranianas, eram dinamarqueses e noruegueses.
Entretanto, as autoridades portuguesa ainda não se pronunciaram sobre o assunto.
0 Comentários:
Enviar um comentário