Navio hidrográfico russo na ZEE portuguesa Foto: FAP |
O navio em causa, pertencente ao programa russo de pesquisa de infraestruturas críticas submarinas, como cabos submarinos, e com capacidade de operar veículos submersíveis para exploração marinha a grandes profundidades. encontrava-se a atravessar a Zona Económica Exclusiva portuguesa, segundo informou a FAP em nota de imprensa, juntamente com algumas fotos do navio em questão, captadas durante a missão.
Depois de vários incidentes no Mar Báltico com cabos de telecomunicações submarinos, estas infraestruturas são uma preocupação na ordem do dia, nos países ocidentais. No final de 2024, e já em 2025, o número de navios russos ou chineses monitorizados na ZEE portuguesa foi especialmente alto, sendo desta vez especialmente preocupante, por tratar-se de um navio oceanográfico.
A Força Aérea não revelou no entanto, qual o tipo de aeronave que se encontrava a realizar este tipo de missão que "vem reforçar a vigilância do espaço estratégico de interesse nacional, garantindo uma presença constante e atenta às movimentações na área de interesse nacional e contribuindo para a segurança e proteção das águas sob responsabilidade portuguesa". Embora seja provável trata-se de um P-3C Orion, cuja missão primária é o patrulhamento marítimo, as frotas C295M e EH101 Merlin também dispõem dessa capacidade.
0 Comentários:
Enviar um comentário