Elementos da Esquadra 601 em Halifax, Canadá Foto: @esquadra601 |
Tal como o Pássaro de Ferro partilhou nas redes sociais nos últimos dias, a Esquadra 601 - Lobos recebeu a terceira aeronave atualizada no Canadá, pela General Dynamics Mission Systems-Canada.
Portuguese AF 🇵🇹 Sqd 601 @LockheedMartin #P3 Orion t/n 14810 is back home at Beja AB after completing systems update by @GDMS_C in Halifax, Canada 🇨🇦
— Paulo Mata (@ironbirdphotos) January 19, 2025
Image: ADSB Exchange pic.twitter.com/rGjt2NGfvG
Trata-se do P-3C CUP+ n/c 14810, que foi agora entregue, menos de um ano depois do primeiro (n/c 14808).
Em publicação na rede social Instagram, a Esquadra 601 da Força Aérea Portuguesa (FAP) dá conta do regresso da tripulação, depois de estarem "uma semana no Canadá empenhados na modernização da (...) frota".
A modernização Bloco I, de que fala a mesma publicação, inclui atualização do sistema IFFT (transponder de identificação amigo-inimigo) para o Modo 5, Link-16 (transmissão de dados) e DMS (Sistema de Gestão de Missões).
Já em outubro de 2024, e depois de ter sido iniciado o processo de modernização Bloco I, foi aprovada pelo Ministério da Defesa (MDN) uma modernização adicional para os sistemas acústicos da frota CUP+, no valor de 6,265M EUR, não havendo contudo informação se esta modernização será incorporada na lista de trabalhos a realizar nas aeronaves induzidas após a aprovação das verbas, ou se pelo contrário todas as aeronaves serão alvo de trabalhos dedicados para esta modernização. A única informação relevante que se pode extrair do Despacho do MDN acerca da calendarização, é de que as verbas correspondentes e provenientes da Lei de Programação Militar, deverão ser executadas até 2026.
Foto de P-3C CUP+ da FAP presumivelmente no Canadá, partilhada na conta da Esquadra 601 na rede Instagram |
Ao que tudo indica a próxima aeronave dos "Lobos" será o n/c 14807, que foi captado pela conta LP-ADSB da rede X, no radar virtual ADSB- Exchange, na chegada às instalações da General Dynamics Mission Systems-Canada, em Halifax, no passado dia 8 de janeiro de 2025, apesar da rota e a identificação da aeronave não serem absolutamente claras.
— LP-ADSB 🇵🇹 (@Lp_adsb) January 8, 2025
Já da frota de P-3C CUP-II recentemente adquirida à Marinha Alemã, das quais a FAP recebeu quatro, de um total de seis, mas que incluem kits de modernização MLU (com reforços estruturais para as asas), também não há qualquer informação sobre calendarização de trabalhos, ou da operacionalização das aeronaves.
A Esquadra 601 deverá passar a contar com uma frota total de onze P-3 Orion até ao final de 2025, sendo cinco CUP+ e seis CUP-II, com a missão primária de executar operações de patrulhamento marítimo e de deteção, localização, seguimento e ataque a submarinos e meios de superfície, e como missão secundária, executar operações de busca e salvamento e de minagem.
0 Comentários:
Enviar um comentário