RAF Leuchars, Escócia, 1960
Um episódio que, dependendo do ponto de vista, pode ser considerado como hilariante, humilhante ou aterrador ocorreu durante uma rotineira missão de treino do Esquadrão 23, a partir da base da RAF em Leuchars, na Escócia. Numa manhã como todas as outras um Gloster Javelin, equipado com dois mísseis ar-ar Firestreak e dois tanques externos, retornava de uma missão de qualificação quando o piloto decidiu pregar uma partida clássica ao seu inexperiente navegador – ligar o aquecimento ao máximo no compartimento traseiro. O insuspeito navegador sentiu de imediato os efeitos do calor mas, pior ainda, começou a ver fumo dentro do cockpit, talvez devido a um reflexo do sol ou, simplesmente, a sua mente a imaginar coisas. Mas o resultado foi inesperado; o piloto ouviu um relato assustado do navegador;
“- Estamos a arder! Estamos a arder! Vou ejectar!”
O piloto tentou responder mas ficou a falar sozinho, o navegador…. já ia longe!
O Gloster Javelin foi um importante defensor do espaço aéreo Inglês durante os anos 50 e 60. Volumoso (a larga asa em delta fazia-o parecer ainda maior), bimotor e bilugar (piloto e navegador), o Javelin não venceu qualquer concurso de beleza mas cumpriu com distinção o seu papel. O aparelho desta foto está equipado com quatro mísseis ar-ar Firestreak mas, no incidente em questão no texto, a carga externa consistia de dois mísseis e dois tanques de combustível externos.
Imediatamente o piloto entrou em contacto com a base em Leuchars, declarou uma emergência e tentou, resumidamente, explicar aos controladores que tinha acabado de “perder” o seu navegador. Parte do procedimento de emergência envolvia ejectar os tanques de combustível e, para o confirmar, fez uma passagem lenta a baixa altitude em frente á torre de controlo. A conversa foi, exactamente, assim…
Torre: “Estou a ver os tanques na asa – mas… onde estão os teus mísseis??”
Piloto: “Fod*-**!”
Neste mapa vemos a localização aproximada dos dois mísseis Firestreak “perdidos”. O primeiro foi encontrado na praia de West Sands (estrela vermelha) e o segundo no campo de golfe de St Andrews (estrela azul). Mais acima, á esquerda, a base de Leuchars, uma peça importante na defesa aérea do Reino Unido durante a Guerra Fria.
Um dos helicópteros de busca e salvamento foi lançado imediatamente em busca dos mísseis. Meia-hora depois o primeiro Firestreak foi encontrado a 100 metros de uma praia – mas do outro míssil, nem sinal. Só durante a tarde foi, finalmente, localizado num campo de golfe em St Andrews. Aparentemente, muitas pessoas passaram pelo míssil, brincaram e tiraram fotos, pensando que se tratava de uma brincadeira dos miúdos de uma escola local. O míssil esteve no local durante…seis horas.
O navegador não sofreu qualquer ferimento na ejecção ou na descida e quanto ao piloto, desconhece-se se terá sido alvo de algum processo disciplinar. Sem dúvida um episódio para o piloto recordar e que os seus colegas do Esquadrão dificilmente se esquecerão….de o relembrar.
Este Javelin (XH881) foi construído como um F(AW).9 e entregue ao Esquadrão 25, baseado em Waterbeach, em Abril de 1960.
1 Comentários:
Brutal! Adorei este registo. Parabéns!
Enviar um comentário