 |
Comitiva do MDN, militares da FAP e representantes da Embraer em frente o futuro KC-390 da FAP n/c 26903 Foto: MDN
|
O ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, realizou uma visita às instalações da Embraer em Gavião Peixoto, no decorrer da passada semana, que "teve como objetivo o fortalecimento da parceria estratégica luso-brasileira, no domínio da segurança e defesa aeroespacial, com destaque para a OGMA, as aeronaves KC-390 e A-29 Super Tucano que equipam a Força Aérea Portuguesa", segundo pode ler-se nas redes sociais do Ministério da Defesa (MDN).
A visita teve lugar na sequência da 14ª Cimeira Luso Brasileira, para a qual se deslocaram ao Brasil vários elementos do atual Governo.
 |
Fotos: MDN |
Nas fotos divulgadas, pode observar-se Nuno Melo a assinar o que se pensa ser o futuro avião multimissão KC-390 n/c 26903 da Força Aérea Portuguesa (n/s 39000017). Da análise ao estado de construção do aparelho, pode depreender-se que, apesar do avançado estado de montagem, a entrega ainda não estará para breve. Embora inicialmente tenha sido divulgado que as entregas iriam acontecer até ao final do primeiro trimestre em cada ano até 2027, na verdade a calendarização contratual prevê apenas uma entrega anual, sem especificar mais prazos.
 |
Foto: MDN |
Em sentido contrário, o plano de pagamentos para a quarta aeronave (n/c 26904 a entregar em 2026) foi adiantado, através de Despacho do MDN de dezembro de 2024, devido à antecipação para novembro de 2024, do cronograma da entrega da etapa contratual «Estação de Montagem Estrutural — AC4», que se encontrava inicialmente prevista para maio de 2025. No mesmo documento pode ler-se que esta operação "permitiu a mitigação das perdas financeiras resultantes da escalada dos índices de revisão de preços provocadas pelas taxas de inflação".
Recordamos que o Estado Português adquiriu cinco aeronaves de transporte multimissão KC-390, (com opção de uma sexta célula adicional), através de contrato assinado em 2019, com entregas previstas ocorrer entre 2023 e 2027.
 |
Comitiva do MDN ao receber miniaturas do KC-390 e A-29 Super Tucano Foto: MDN |
Apesar do A-29 Super Tucano também ser referido no texto que acompanhou as fotos da visita à Embraer, nenhuma imagem foi divulgada destas
aeronaves, à parte da miniatura oferecida pela na ocasião. Portugal adquiriu uam dúzia de A-29N por contrato assinado em dezembro de 2024, e cuja entrega está prevista até ao final do corrente ano de 2025.
Posted in: A-29 super tucano,brasil,cimeira luso-brasileira,embaer kc-390 millennium,embraer,gavião peixoto,ministro da defesa,nuno melo
Enviar a mensagem por email
Dê a sua opinião!
Partilhar no Facebook
1 Comentários:
Agora só falta mesmo e substituir os Falcón 50 e preparar o.substituto do P3C Orion CUP+, pode ser que a Embraer , arranje uma solução.
Enviar um comentário