![]() |
Versão ISR do KC-390 carregando mísseis antinavio Ilustração: Embraer |
A Força Aérea Portuguesa (FAP) juntou-se oficialmente à Embraer e à Força Aérea Brasileira (FAB) nos estudos de adaptação do KC-390 Millennium para realizar missões de Informações, Vigilância e Reconhecimento (ISR).
O anúncio teve lugar numa cerimónia realizada durante a feira LAAD Defence & Security, no Rio de Janeiro, no dia 1 de abril de 2025, contando com a presença do Chefe do Estado-Maior da Força Aérea Portuguesa, General João Cartaxo Alves; o Tenente Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, Comandante da Força Aérea Brasileira; Francisco Gomes Neto, Presidente e CEO da Embraer; e Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.
![]() |
A assinatura do acordo tripartido entre Embraer, FAB e FAP Foto: Embraer |
Na cerimónia, foi apresentada uma imagem conceitual do sistema modular de missão ISR roll-on/roll-off atualmente em desenvolvimento. Esta solução permitirá ao KC-390 executar missões ISR, mantendo todas as suas capacidades multimissão, acrescentando assim mais uma valência às já disponíveis.
“Apoiados em características já presentes no KC-390 Millennium, como ã sua flexibilidade, robustez, equipamentos de comunicação e autoproteção de última geração, os estudos apontaram diversas possibilidades e soluções para a integração de novos sistemas de missão, sensores, estações de trabalho e armas, além de atender às expectativas operacionais das Forças Aéreas Portuguesa e Brasileira”, explica a Embraer.
![]() |
Representantes da Embraer com os Chefes da FAB e FAP Foto: Embraer |
Para o CEMFA, esta participação da Força Aérea Portuguesa revela-se importante em duas perspetivas. A primeira “atesta a importância que a Embraer deposita na Força Aérea [Portuguesa], reconhecendo-a como uma parceira estratégica fundamental no desenvolvimento dos seus produtos”. Em segundo, acrescenta, "trata-se de uma oportunidade única de alargar o espetro de missões do KC-390, criando-se condições para que venha também a ser empregue nas missões de ISR e de patrulhamento marítimo".
"O trabalho colaborativo com a Embraer está evoluindo de forma eficiente e estruturada, permitindo uma avaliação abrangente do KC-390 Millennium para as necessidades atuais e futuras da Força Aérea Brasileira. Vemos um grande potencial da aeronave para missões ISR e de patrulha marítima. A Força Aérea Brasileira dá as boas-vindas à Força Aérea Portuguesa por participar deste estudo, trazendo seu conhecimento e experiência para aprimorar a solução potencial", disse o Tenente Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, Comandante da Força Aérea Brasileira.
![]() |
Foto: FAP |
"Estamos muito satisfeitos com a decisão da Força Aérea Portuguesa de participar nos estudos para esta nova aplicação do KC-390 Millennium. Desde o início do programa, nossos parceiros brasileiros e portugueses têm sido cruciais para tornar o programa KC-390 um sucesso operacional e técnico inegável", disse Bosco da Costa da Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.
O KC-390 é operado pela Força Aérea Portuguesa desde 2022, equipando a Esquadra 506 – “Rinocerontes” e tem como missão principal o transporte aéreo tático. Atualmente a FAP recebeu duas aeronaves das cinco adquiridas, às quais se junta ainda um simulador que está neste momento em fase de montagem na Base Aérea N.º 11, em Beja, prevendo-se que entre em operação a partir de junho.