quarta-feira, 2 de abril de 2025

FORÇA AÉREA PORTUGUESA JUNTA-SE À EMBRAER E FAB PARA ADAPTAR O KC-390 A NOVAS MISSÕES

Versão ISR do KC-390 carregando mísseis antinavio     Ilustração: Embraer
 
A Força Aérea Portuguesa (FAP) juntou-se oficialmente à Embraer e à Força Aérea Brasileira (FAB) nos estudos de adaptação do KC-390 Millennium para realizar missões de Informações, Vigilância e Reconhecimento (ISR).

O anúncio teve lugar numa cerimónia realizada durante a feira LAAD Defence & Security, no Rio de Janeiro, no dia 1 de abril de 2025, contando com a presença do Chefe do Estado-Maior da Força Aérea Portuguesa, General João Cartaxo Alves; o Tenente Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, Comandante da Força Aérea Brasileira; Francisco Gomes Neto, Presidente e CEO da Embraer; e Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.


A assinatura do acordo tripartido entre Embraer, FAB e FAP       Foto: Embraer

Na cerimónia, foi apresentada uma imagem conceitual do sistema modular de missão ISR roll-on/roll-off atualmente em desenvolvimento. Esta solução permitirá ao KC-390 executar missões ISR, mantendo todas as suas capacidades multimissão, acrescentando assim mais uma valência às já disponíveis.

 “Apoiados em características já presentes no KC-390 Millennium, como ã sua flexibilidade, robustez, equipamentos de comunicação e autoproteção de última geração, os estudos apontaram diversas possibilidades e soluções para a integração de novos sistemas de missão, sensores, estações de trabalho e armas, além de atender às expectativas operacionais das Forças Aéreas Portuguesa e Brasileira”, explica a Embraer.

Representantes da Embraer com os Chefes da FAB e FAP      Foto: Embraer

Para o CEMFA, esta participação da Força Aérea Portuguesa revela-se importante em duas perspetivas. A primeira “atesta a importância que a Embraer deposita na Força Aérea [Portuguesa], reconhecendo-a como uma parceira estratégica fundamental no desenvolvimento dos seus produtos”. Em segundo, acrescenta, "trata-se de uma oportunidade única de alargar o espetro de missões do KC-390, criando-se condições para que venha também a ser empregue nas missões de ISR e de patrulhamento marítimo".

"O trabalho colaborativo com a Embraer está evoluindo de forma eficiente e estruturada, permitindo uma avaliação abrangente do KC-390 Millennium para as necessidades atuais e futuras da Força Aérea Brasileira. Vemos um grande potencial da aeronave para missões ISR e de patrulha marítima. A Força Aérea Brasileira dá as boas-vindas à Força Aérea Portuguesa por participar deste estudo, trazendo seu conhecimento e experiência para aprimorar a solução potencial", disse o Tenente Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, Comandante da Força Aérea Brasileira.

Foto: FAP

"Estamos muito satisfeitos com a decisão da Força Aérea Portuguesa de participar nos estudos para esta nova aplicação do KC-390 Millennium. Desde o início do programa, nossos parceiros brasileiros e portugueses têm sido cruciais para tornar o programa KC-390 um sucesso operacional e técnico inegável", disse Bosco da Costa da Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.

O KC-390 é operado pela Força Aérea Portuguesa desde 2022, equipando a Esquadra 506 – “Rinocerontes” e tem como missão principal o transporte aéreo tático. Atualmente a FAP recebeu duas aeronaves das cinco adquiridas, às quais se junta ainda um simulador que está neste momento em fase de montagem na Base Aérea N.º 11, em Beja, prevendo-se que entre em operação a partir de junho.


Fontes: Embraer e FAP
Adaptação: Pássaro de Ferro


terça-feira, 1 de abril de 2025

SUÉCIA CONFIRMA COMPRA DE QUATRO C-390

Foto: Embraer

A Suécia se comprometeu oficialmente a adquirir quatro aeronaves multimissão C-390 Millennium, à Embraer, garantindo assim os slots de produção. O anúncio oficial deste compromisso ocorreu durante a LAAD Defence & Security 2025, na presença de Peter Sandwall, Secretário de Estado do Ministério da Defesa da Suécia e Bosco da Costa Junior, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança. Este anúncio segue a recente assinatura de um acordo que formalizou a entrada da Suécia, juntamente com os Países Baixos e a Áustria no programa C-390.

KC-390 nas cores suecas sobre Estocolmo     ilustração: Embraer

"Estamos orgulhosos de dar mais este passo significativo em direção à aquisição desta aeronave interoperável. A capacidade do C-390 de realizar as suas missões em ambientes desafiadores a qualquer hora, em qualquer lugar, será um ativo crítico para a estratégia de defesa da Suécia, garantindo operações eficazes nas próximas décadas", disse Peter Sandwall, Secretário de Estado do Ministério da Defesa da Suécia.

"O compromisso da Suécia em adquirir quatro aeronaves C-390 Millennium marca um avanço significativo no aprimoramento das capacidades operacionais da Força Aérea Sueca. Essas aeronaves de última geração não apenas aumentarão a eficiência do transporte militar da Suécia, mas também ampliarão as sinergias europeias existentes em interoperabilidade, treino e suporte ao ciclo de vida. A Embraer continua dedicada a atender aos requisitos da Suécia, fornecendo aeronaves de transporte militar de alto nível, garantindo que a Força Aérea Sueca possa executar suas missões mais exigentes com excelência", disse Bosco da Costa Junior, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.


Foto: Embraer

O (K)C-390 foi adquirida até agora por oito países: Brasil, Portugal, Hungria, Coreia do Sul, Países Baixos, Áustria, República Checa e um cliente não revelado (presumivelmente Uzbequistão) e foi já oficialmente selecionado também pela Suécia e pela Eslováquia.

Em Portugal equipa a Esquadra 506, que recebeu até ao momento duas das cinco unidades adquiridas. Em visita à Base Aérea nº11, Beja, onde estão sediados os "Rinocerontes", na passada semana, o ministro da Defesa, Nuno Melo, que experimentou o simulador de voo do KC-390, atualmente em fase de instalação naquela base alentejana, anunciou a compra de um segundo simulador, que irá permitir tornar Portugal num centro europeu de formação e qualificação de tripulações da aeronave KC-390, eventualmente com possibilidade de expansão a outras  regiões no futuro.



ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
>