quarta-feira, 23 de abril de 2025

EXERCÍCIO REMOTE EYES 25 MOBILIZA DRONES PORTUGUESES E ESPANHÓIS

Drone Ogassa OGS-42N da FAP              Imagem de arquivo
 

O Centro de Formação Militar e Técnica da Força Aérea (antiga Base Aérea nº2 na Ota), que reativou o Grupo Operacional 21, desde que passou a basear a Esquadra 991 - "Harpias", divulgou imagens do exercício Remote Eyes 2025, realizado no passado dia 8 do corrente mês de abril.

PQ-9 Predator do EdA           Foto via CFMTFA

Trata-se do primeiro exercício conjunto entre a Esquadra 991 da Força Aérea Portuguesa (FAP) e a Ala 23 – do Ejército del Aire y del Espacio (EdA) espanhol, envolvendo as respetivas aeronaves remotamente tripuladas (aka drones) que as equipam: OGS-42N (Ogassa), da FAP e MQ-9 (Predator-B) do EdA, com capacidades avançadas de Intelligence, Surveillance and Reconnaissance (ISR - Informação, Vigilância e Reconhecimento).

Durante o exercício praticaram-se procedimentos de Comando e Controlo de RPA, assim como a respetiva transferência e partilha de imagens, em tempo real, para atuação dos centros de decisão de ambos os países.

O exercício desenrolou-se na zona centro de Portugal, com enfoque na passagem transfronteiriça de atividades ilícitas. 

As aeronaves acompanharam, durante 2 horas e 30 minutos, os suspeitos de tráfico de estupefacientes, através das câmaras de alta-definição, recolhendo os detalhes para a apreensão dos infratores.  

Imagens captadas pelos drones          Fotos via CFMTFA

Este foi assim um passo importante para a operação conjunta de Portugal e Espanha com drones.



0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>