domingo, 27 de abril de 2025

FRAGATA NRP BARTOLOMEU DIAS DE PARTIDA PARA MISSÃO NATO

Lynx Mk.95A da EHM          Foto: CAB E Rafael

A fragata da Marinha Portuguesa, NRP Bartolomeu Dias, vai partir amanhã, 28 de abril de 2025, em missão NATO, durante a qual integrará a European Carrier Group Interoperability Initiative (ECGII), juntando-se ao grupo de combate do porta-aviões da Royal Navy, HMS Prince of Wales, bem como à Força Naval Permanente da Aliança Atlântica Standing, NATO Maritime Group 1 (SNMG1)

Fragata NRP Bartolomeu Dias        Foto: Marinha Portuguesa

Está prevista ainda participação nos exercícios NEPTUNE STRIKE 25.1 e MED STRIKE 25, que visam o treino e certificação das forças navais da NATO, assim como o aperfeiçoamento da interoperabilidade entre estas forças navais e a implementação dos mais recentes conceitos e doutrinas de operações navais.

Foto: 1Sar ETC Neves Rodrigues

Após completar a participação na missão HIGHMAST, a fragata NRP Bartolomeu Dias irá integrar a SNMG1, que se constitui como parte integrante das Standing Naval Forces, que apoiam a componente naval da Allied Reaction Force, força conjunta de elevada prontidão da NATO, de forma a participar na Operação Brilliant Shield, que visa dar resposta ao contexto securitário envolvente, bem como promover a vigilância, e reforçar a dissuasão e a capacidade de defesa da Aliança Atlântica.

Lynx Mk.95A armado com torpedo Mk.46      Foto: 1Sar. ETC Neves Rodrigues

A bordo do NRP Bartolomeu Dias irá embarcado o destacamento "Haddock" da Esquadrilha de Helicópteros da Marinha (EHM), com um helicóptero Lynx Mk.95A.

Foto: 1Sar ETC Neves Rodrigues

O destacamento "Haddock" é o 28º da EHM e o segundo com a versão modernizada Lynx Mk.95A (sucedendo ao "Frankie").  O "Haddock" foi ativado em janeiro de 2024 e desde essa altura participou em exercícios nacionais e no Operational Sea Training do NRP D. Francisco de Almeida, no Reino Unido, em 2024.

Foto: SAJ T. Palma Candeias

Foto: SAJ T. Palma Candeias

Foto: SAJ T. Palma Candeias

Foto: 1Sar ETC Neves Rodrigues

Foto: CAB U Mota da Silva

O regresso à Base Naval de Lisboa está previsto para o dia 22 de agosto de 2025.


1 Comentários:

Anónimo disse...

Acho muito bem, este tipo de exercícios, de qualquer modo já começa a ser tempo de pensar , na substituição das fragatas, por mim a compra em segunda mão , das quatro fragatas norueguesas, por volta de 2030/2032, já seria ótimo , quanto muito poderia se substituir os misseis harpon, por msseis exocet, atualizar o sónar e os radares, se necessário, e teríamos fragatas ainda modernas até pelo menos, até 2045.

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>