![]() |
Foto: Embraer |
A Suécia se comprometeu oficialmente a adquirir quatro aeronaves multimissão C-390 Millennium, à Embraer, garantindo assim os slots de produção. O anúncio oficial deste compromisso ocorreu durante a LAAD Defence & Security 2025, na presença de Peter Sandwall, Secretário de Estado do Ministério da Defesa da Suécia e Bosco da Costa Junior, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança. Este anúncio segue a recente assinatura de um acordo que formalizou a entrada da Suécia, juntamente com os Países Baixos e a Áustria no programa C-390.
![]() |
KC-390 nas cores suecas sobre Estocolmo ilustração: Embraer |
"Estamos orgulhosos de dar mais este passo significativo em direção à aquisição desta aeronave interoperável. A capacidade do C-390 de realizar as suas missões em ambientes desafiadores a qualquer hora, em qualquer lugar, será um ativo crítico para a estratégia de defesa da Suécia, garantindo operações eficazes nas próximas décadas", disse Peter Sandwall, Secretário de Estado do Ministério da Defesa da Suécia.
"O compromisso da Suécia em adquirir quatro aeronaves C-390 Millennium marca um avanço significativo no aprimoramento das capacidades operacionais da Força Aérea Sueca. Essas aeronaves de última geração não apenas aumentarão a eficiência do transporte militar da Suécia, mas também ampliarão as sinergias europeias existentes em interoperabilidade, treino e suporte ao ciclo de vida. A Embraer continua dedicada a atender aos requisitos da Suécia, fornecendo aeronaves de transporte militar de alto nível, garantindo que a Força Aérea Sueca possa executar suas missões mais exigentes com excelência", disse Bosco da Costa Junior, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.
![]() |
Foto: Embraer |
O (K)C-390 foi adquirida até agora por oito países: Brasil, Portugal, Hungria, Coreia do Sul, Países Baixos, Áustria, República Checa e um cliente não revelado (presumivelmente Uzbequistão) e foi já oficialmente selecionado também pela Suécia e pela Eslováquia.
Em Portugal equipa a Esquadra 506, que recebeu até ao momento duas das cinco unidades adquiridas. Em visita à Base Aérea nº11, Beja, onde estão sediados os "Rinocerontes", na passada semana, o ministro da Defesa, Nuno Melo, que experimentou o simulador de voo do KC-390, atualmente em fase de instalação naquela base alentejana, anunciou a compra de um segundo simulador, que irá permitir tornar Portugal num centro europeu de formação e qualificação de tripulações da aeronave KC-390, eventualmente com possibilidade de expansão a outras regiões no futuro.